top of page
  • Foto do escritorproje24

Ansiedade e endometriose


A endometriose é uma doença do trato ginecológico que acomete muitas mulheres e tem como principais sintomas a dor intensa na região pélvica e do abdômen. Porém, em muitos casos, o que a endometriose pode causar vai além dos sintomas físicos, afetando até mesmo a saúde mental das pacientes.


A descoberta da endometriose e seus sintomas podem causar a desestabilização mental das pacientes, deixando-as mais suscetíveis à ansiedade. Toda doença pode ser prejudicada por efeitos psicológicos, interferindo negativamente no tratamento. Na endometriose, em especial, como a doença quase sempre está relacionada a dores muito intensas e à possibilidade de infertilidade, o comprometimento emocional aumenta.


Devido às diversas manifestações clínicas que a endometriose pode apresentar, comumente podemos perceber sofrimento físico e emocional nestas pacientes. A ansiedade é bastante encontrada nesta patologia, pelo medo e incertezas em relação ao sucesso do tratamento e as consequências que a doença pode acarretar.

No que tange à endometriose, o tratamento clínico pode ser suficiente, mas quando as duas doenças estão associadas, é importante dar a devida atenção, dedicando à paciente uma terapêutica clínica e psicológica em conjunto, para além do consultório. Recomenda-se que o tratamento da endometriose na mulher com transtorno de ansiedade seja acompanhado por psicólogo e/ou psiquiatra, além de um ginecologista especializado. Mudanças nos hábitos de vida devem ser bastante consideradas, como uma alimentação saudável, atividades físicas regulares e meditação.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page