top of page
  • Foto do escritorproje24

Cantora Anitta tem endometriose

A cantora Anitta usou o Twitter para revelar que foi diagnosticada com endometriose, doença comum que afeta cerca de 176 milhões de mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. A funkeira carioca contou que, há nove anos, convive com fortes dores após o ato sexual e durante o período menstrual, e que, ao longo desse período, apenas ouviu dicas e conselhos de médicos sobre a importância da higiene rigorosa com a genitália.



A endometriose ocorre quando um tecido semelhante ao que cresce dentro do útero (o endométrio) cresce fora do útero.

Na maioria dos casos, esse crescimento acontece dentro e ao redor dos órgãos da cavidade pélvica, e o tecido na endometriose age da mesma forma que faria dentro do útero: ele cresce, engrossa e tenta se desprender a cada ciclo menstrual.


Na endometriose, o tecido não tem como sair do corpo e pode causar muita dor e levar a outras complicações, incluindo infertilidade.


Falar abertamente sobre um distúrbio que envolve diretamente a fertilidade e a saúde reprodutiva é algo que ainda atrai polêmica e representa um desafio. Essa falta de discussão e vergonha são as principais razões pelas quais essa condição muitas vezes não é diagnosticada, o que pode ser extremamente debilitante para a paciente.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page