top of page
  • Foto do escritorproje24

Cirurgia robótica para endometriose


O uso de robôs em procedimentos cirúrgicos já é uma realidade, no Brasil, em diversas especialidades médicas. Na ginecologia, mais especificamente no tratamento da endometriose – doença que atinge cerca de 7 milhões de brasileiras, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) –, não é diferente. E os benefícios, tanto para as pacientes quanto para os médicos, são muitos.

A robótica tem boa indicação em cirurgias complexas, como em casos de câncer do colo do útero, e extensas, como a da endometriose. O robô ajuda muito na execução do procedimento.

Para retirar os focos de endometriose, o robô conta com pinças que entram no abdome da paciente, por meio de pequenas incisões, controladas pelo cirurgião, em um console. Ali, o médico tem à sua disposição imagens de alta definição, em três dimensões, que proporcionam uma visualização precisa.

Nós enxergamos melhor na cirurgia robótica do que na cirurgia aberta. Podemos dar um zoom com a câmera e ter uma visão ampliada do local que estamos operando.

Outra vantagem do método é a precisão dos movimentos. Isso porque, de acordo com o médico, a cirurgia robótica é uma evolução da videolaparoscopia, procedimento minimamente invasivo usado no tratamento da endometriose.

Enquanto na videolaparoscopia o cirurgião precisa segurar as pinças, na cirurgia robótica ele comanda os instrumentos remotamente, sentado, sem tremor. Além disso, somente as pinças robóticas têm rotação, de forma semelhante a um punho. Isso facilita, por exemplo, suturas muito delicadas.

São movimentos muito precisos, que imitam a mão do cirurgião. O robô faz aquele movimento de punho que um instrumento rígido não consegue.

Para a paciente, uma das principais vantagens do método é um pós-operatório mais tranquilo.

Como o robô tem movimentos mais delicados e precisos, cria menos trauma e possibilita à paciente uma recuperação mais rápida.

Principais benefícios da cirurgia robótica:

Visão em 3D e alta definição

Mais precisão

Melhor ergonomia cirúrgica

Menor tempo de recuperação

6 visualizações0 comentário

Hozzászólások


bottom of page