top of page
  • Foto do escritorproje24

Conheça os tipos de miomas


Os miomas uterinos ou também chamados de leiomiomas são tumores benignos que se originam de células musculares da camada uterina. É uma doença que acomete mulheres, principalmente na faixa etária dos 20 aos 40 anos e na maioria das vezes é assintomático.


As causas estão associadas a história familiar e situações de maior exposição ao estrogênio como obesidade, primeira menstruação precoce e ausência de gestação. Os miomas são classificados de acordo com a sua localização no útero, como:


• Subserosos: quando estão localizados na camada externa do útero abaixo da serosa. Na maioria das vezes, não apresentam sintomas nestes casos, mas se estiverem aumentados podem provocar compressão de outros órgãos e dores abdominais.

• Intramurais: localizados na camada miometrial ou camada muscular uterina. Quando sintomáticos, estão associados a aumento de fluxo menstrual, aumento da duração da menstruação e cólica.

• Submucosos: localizados na camada endometrial, são os mais sintomáticos entre todos os tipos e estão relacionados a aumento do fluxo menstrual.


O diagnóstico pode ser feito através da história e exame físico da paciente somados aos exames de imagem como a ultrassonografia transvaginal, abdominal ou com preparo intestinal, ressonância magnética, histerossalpingografia e até mesmo histeroscopia para os miomas submucosos.


O tratamento dos miomas pode ser medicamentoso ou cirúrgico a depender do tamanho e da sintomatologia.


246 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page