top of page
  • Foto do escritorproje24

Conheça a diferença entre miomas, pólipos e cistos


As doenças ginecológicas apresentam características semelhantes em alguns casos, a exemplo da origem de algumas delas, como a produção anormal de estrogênio (hormônio feminino). E por isso, muitas pessoas podem confundir o que cada uma delas representa para a saúde da mulher.


Neste post vamos tratar resumidamente de três problemas comuns, que podem ser facilmente tratados clinicamente ou através de cirurgia, a depender do caso apresentado.


Os miomas são formações benignas formadas a partir do músculo liso do útero, chamado de miométrio. Estas formações são classificadas em três categorias e esta classificação vai depender do local onde ele está localizado. Os miomas podem ser intramurais, subserosos e submucosos.


Já os pólipos são estruturas amolecidas e corpulentas, formadas a partir do crescimento de glândulas endometriais e estroma (tecido fibrótico que reveste as glândulas endometriais). A partir de sua localização, são classificados em dois grupos, sendo eles pólipo endometrial - quando localizado no corpo uterino e pólipo endocervical, quando localizado no colo do útero).

Já os cistos, ao contrário dos dois outros citados acima, aparecem nos ovários e podem ter diversas origens. Cistos funcionais, relacionados ao período menstrual, cistos de endometriose e teratomas. É necessária uma avaliação médica para identificar o tipo de cisto e indicar o melhor tratamento.


11 visualizações0 comentário
bottom of page