top of page
  • Foto do escritorproje24

Controle hormonal da endometriose


Por ser um distúrbio diretamente ligado ao ciclo menstrual, uma outra abordagem para tratar a endometriose é por meio de medicamentos que agem na produção e controle hormonal.


Os mais conhecidos dessa lista de medicamentos, são os anticoncepcionais e irão trabalhar na suspensão total da menstruação, com cargas de progesterona no sangue capazes de simular um estado de gravidez para o corpo.


O DIU (Dispositivo Intrauterino) de mirena, implantes ou injeções hormonais também poderão fornecer ao corpo essa dose adicional de progesterona para interromper o processo de menstruação e aliviar os sintomas da endometriose.


Dentre outras alternativas medicamentosas hormonais, podemos citar os agonistas do GnRH (que atuarão enviando comandos aos ovários para a redução de produção de progesterona e estrogênio), o elagolix e o danazol.


A utilização de todos esses medicamentos deve ser feita mediante a avaliação conjunta do endocrinologista e do ginecologista, uma vez que a quantidade de hormônios no sangue altera drasticamente a atividade do organismo e precisa ser analisada com cautela, podendo causar efeitos colaterais como fogachos (ondas de calor ) e osteoporose.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page