A História clinica ( aumento do fluxo menstrual , algia pélvica e infertilidade ) associada ao exame clinico levam ao médico suspeitar do diagnóstico de miomas uterinos , porem alguns exames de imagem auxiliam o medico na elucidação deste diagnóstico.
O principal exame de imagem utilizado no diagnostico dos miomas uterinos é a ultrassonografia pélvica, principalmente pela alta acurácia, disponibilidade e baixo custo, este pode ser realizado pelas vias abdominal ou transvaginal.
A ressonância nuclear magnética de pelve pode ser utilizada para situações onde encontramos 5 ou mais miomas uterinos , diferenciação entre miomas uterinos e adenomiose e no planejamento cirúrgico .
A histerossalpingografia (exame realizado para avaliar a permeabilidade tubarea) deve ser indicado principalmente após realização de cirurgia conservadora.
Avaliação endoscópica ( histeroscopia ) é indicada principalmente para avaliação dos miomas submucosos , decisão pela tecnica cirúrgica e diagnostico diferencial de miomas , pólipos uterinos e neoplasias malignas uterinas ( leiomiossarcoma e adenocarcinoma de endométrio).
Nos casos de miomas com crescimento rápido é importante a realização de exames complementares como doplerfluxometria e histeroscopia com biopsia para diagnóstico diferencial de leiomiossarcoma.
Comments