top of page
  • Foto do escritorproje24

Endometriose


A endometriose é uma patologia caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. É uma doença crônica, inflamatória, estrogênio dependente que atinge principalmente mulheres na idade reprodutiva. Estima se que 15 – 20% das mulheres em idade reprodutiva e 40 – 50% das mulheres com infertilidade tenham endometriose.


Sintomas de endometriose:

Os principais sintomas clínicos de endometriose são : dor pélvica, dificuldade de engravidar e presença de massa pélvica em mulheres na idade reprodutiva. Embora estas manifestações sejam muito sugestivas de endometriose, não são exclusivas desta doença e requerem o diagnóstico diferencial com: aderências, síndrome do intestino irritável, doença inflamatória pélvica, cistite e neoplasias .

A dor pélvica pode manifestar como:

• Dismenorreia (dor tipo cólica durante o período menstrual),nas mulheres com endometriose, a dismenorreia tem um padrão de intensidade forte e caráter progressivo.

• dor pélvica crônica (DPC), quando persiste por mais de seis meses. Pode ser cíclica ou não, tende a agravar na fase pré-menstrual e permanecer após a menstruação.

• Dispareunia (dor localizada no interior da pelve durante o coito vaginal).

• Dor associada a função intestinal (disquezia) é uma dor ou na região desconforto pélvico, associados ao ato de defecação. Nas mulheres com endometriose, pode ocorrer na fase menstrual e pode estar relacionada a doença localizada na vagina e no reto. Algumas mulheres com endometriose descrevem na fase menstrual uma sensação de inchaço e distensão abdominal .

• Dor ou desconforto associado ao ato da micção. Pode estar associada à doença localizada na bexiga

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page