top of page
  • Foto do escritorproje24

ENDOMETRIOSE: Ansiedade e depressão

Você é portadora de endometriose? Como anda sua saúde emocional?



Pesquisas mostram que 50% das pessoas que sofrem com depressão apresentam também dor crônica, o que é ainda mais sério no caso das mulheres. O desconforto e a espera pela fase menstrual e todo o seu transtorno também podem desencadear muita ansiedade, principalmente para pessoas que ainda não descobriram sua condição.


DEPRESSÃO E ENDOMETRIOSE

Conheça alguns dos fatores que, somados à endometriose, podem aumentar a chance de desenvolver a depressão:

– Uso de drogas, especialmente da maconha;

– Histórico familiar;

– Traumas vividos;

– Outras condições e problemas médicos;

– Medicamentos;

– Fatores psicológicos como baixa autoestima e pensamentos negativos;


ANSIEDADE E ENDOMETRIOSE

A ansiedade é um pouco confundida, podemos defini-la como um estado de apreensão e mal-estar no qual o medo e a preocupação afetam o comportamento.

Mencionamos anteriormente que todo o transtorno que o fluxo menstrual traz quando se tem endometriose é muito difícil e isso pode gerar um quadro de ansiedade, a pessoa fica apreensiva já imaginando as coisas que precisará deixar de fazer e o quanto sofrerá e esse quadro com o passar do tempo pode se tornar crônico.


Seja qual for sua condição, lembre-se sempre que os profissionais são fundamentais para te ajudar, tanto na parte médica como na psicológica. Ter uma boa percepção e entender que algumas responsabilidades também são nossas na caminhada do bem-estar, são fundamentais.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page