A endometriose de ovário nada mais é do que os focos da endometriose alojados no ovário. Quando isto ocorre, formam-se cistos de tecido endometrial, chamados endometriomas ou cistos de chocolate, devido a sua cor escura.
Este tipo de cisto pode chegar a grandes tamanhos e podem causar, além de infertilidade, muita dor, pois podem incomodar ao sentar e na relação sexual, por exemplo. Pode paralisar o movimento natural dos órgãos e afetar as demais estruturas presentes na pelve. Algumas mulheres relatam dores crônicas na pelve, ou seja, cólicas mesmo quando não estão no período menstrual, devido o tamanho do cisto.
Os endometriomas podem acometer um ou dos dois ovários e em alguns casos menos comuns, esses cistos podem se romper e causar ainda mais dor e sofrimento para a portadora de endometriose. Geralmente, quando muito pequeno, podem não causar sintoma algum, só sendo descoberto a partir de exames de imagem de rotina.
O tratamento é o mesmo destinado aos outros locais onde a endometriose pode estar alojada. A depender de quais sintomas e prejuízos estes endometriomas podem estar causando, a videolaparoscopia para remoção dos cistos e demais focos pode ser uma boa alternativa.
Comentários