top of page
  • Foto do escritorproje24

Endometriose de parede


A endometriose de parede é uma manifestação menos comum, porém intrigante, da endometriose. Essa condição envolve o crescimento anormal de tecido endometrial fora do útero, mas, neste caso, afeta as camadas musculares e a parede abdominal.

Normalmente, o tecido endometrial reveste o interior do útero e é expelido durante o período menstrual. No entanto, em casos de endometriose, esse tecido pode se implantar em outras áreas do corpo, incluindo os órgãos reprodutivos, o peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal) e, em algumas situações, a parede muscular abdominal.

Os sintomas da endometriose de parede podem variar de leves a graves e incluem dor abdominal crônica, especialmente durante o período menstrual. A dor pode piorar com o tempo e tornar-se debilitante. Além disso, algumas mulheres podem experimentar desconforto durante a atividade física, relações sexuais ou até mesmo ao evacuar.

O tratamento da endometriose de parede pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e o desejo da paciente de preservar a fertilidade. Opções incluem o uso de medicamentos hormonais para controlar o crescimento do tecido endometrial, analgésicos para aliviar a dor e, em casos mais graves, cirurgia para remover os implantes de tecido endometrial.

18 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page