top of page
  • Foto do escritorproje24

Existem diferentes tipos de biópsias que podem ser realizadas para diagnosticar o câncer de mama.


Existem diferentes tipos de biópsias que podem ser realizadas para diagnosticar o câncer de mama. A escolha do tipo de biópsia depende da suspeita clínica, dos achados em exames de imagem e da orientação do médico. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:


1. *Biopsia de Agulha Fina (PAAF):* Uma agulha fina é usada para retirar uma pequena amostra de tecido da área suspeita. É frequentemente utilizada quando um nódulo é palpável.


2. *Biopsia por Core-Biopsy : * Uma agulha ligeiramente maior é usada para retirar um pedaço maior de tecido mamário. Pode ser feita sob orientação de ultrassonografia ou mamografia.


3. **Biopsia a Vácuo / mamotomia : **Utiliza uma agulha de vácuo para retirar uma amostra maior de tecido. É especialmente útil quando a suspeita é de lesões não palpáveis.


4. *Biopsia Cirúrgica:* Envolve a remoção de uma parte maior ou de toda a área suspeita, muitas vezes em conjunto com a cirurgia para remoção do tumor.


A decisão de quando fazer uma biópsia depende dos resultados de exames de imagem, como a mamografia ou ultrassonografia, e do julgamento do médico. Geralmente, uma biópsia é recomendada quando há alguma anormalidade detectada que levanta preocupações. É importante seguir as orientações do seu médico e realizar exames de rotina para monitorar a saúde das mamas, especialmente se houver fatores de risco.

1 visualização0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page