top of page
  • Foto do escritorproje24

Infertilidade e endometriose


Quando as mulheres se questionam sobre o que acontece se não tratar a endometriose, uma das primeiras dúvidas que vêm à cabeça é a possibilidade de infertilidade.

Na grande maioria das vezes, o que ocorre é uma maior dificuldade para engravidar, provocada pelo problema, mas que geralmente se resolve com o tratamento adequado. Além disso, mesmo mulheres não tratadas podem, sim, engravidar, apesar de as chances serem bem menores nesses casos.

Porém, em casos não tratados, nos quais os focos de endometriose avançam para outros órgãos e estruturas, é possível que resulte em uma infertilidade permanente. Nesses casos mais graves, pode ser necessária a retirada de parte desses órgãos, a fim de preservar a vida da paciente, com remoção inclusive da própria estrutura reprodutiva, como útero, ovários e trompas.

Portanto, buscar ajuda médica o quanto antes é fundamental para a manutenção da saúde da mulher como um todo, melhora da qualidade de vida e para favorecer uma maior chance de gravidez, para aquelas mulheres que têm esse objetivo.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page