top of page

Mapeamento da endometriose

Foto do escritor: proje24proje24

O exame é realizado com o mesmo aparelho de uma ultrassonografia comum. No entanto, seu preparo envolve a limpeza de intestino e a distensão da vagina com gel, para que qualquer lesão presente na região seja identificada com precisão.

O exame é feito com uma sonda transvaginal – instrumento fino com a espessura de um polegar – que é gentilmente inserida na vagina para a análise das estruturas pélvicas.

No exame, o médico irá analisar cuidadosamente todas as estruturas que podem ser afetadas pela endometriose, inclusive o intestino. Por isso, é necessário que a paciente faça uma preparação intestinal antes do exame, já que fezes e gases podem atrapalhar a captação de imagens pelo ultrassom.

A preparação intestinal para o exame transvaginal é simples: geralmente recomenda-se o uso de um laxante leve na noite anterior ao exame e um enema (medicamente para lavagem intestinal) uma hora antes.

O médico também insere uma sonda fina na vagina, para distendê-la com gel , e facilitar a identificação de focos de endometriose vaginal, um procedimento muito simples e indolor.

 
 
 

Comments


  • Facebook - círculo cinza
  • Whatsapp
  • Instagram

DR. ROGERIO TADEU FELIZI | CRM: 109778

Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Laparoscópica. Professor da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC.

 

Email: contato@drrogeriofelizi.com.br

• Médico especialista em endometriose

• Médico especialista em miomas uterinos

bottom of page