Quem vive com miomas uterinos pode e deve fazer exercícios. A ciência mostra a presença de miomas uterinos em até 80% das mulheres. Se consideramos esta estatística o normal é ter mioma. Por isto, sempre reforço a importância do profissional de Educação Física conhecer sobre a saúde da sua aluna/ cliente, pois é quase certo que ele tenha alguma aluna/ cliente que viva com mioma uterino.
Sobre os cuidados, o primeiro passo é compreender sobre todos os sintomas da doença e depois avaliar como o exercício pode contribuir no gerenciamento da dor. A constipação é um dos sintomas e o exercício é um promotor da saúde intestinal e da diversidade microbiana. Ao se exercitar a musculatura intestinal é trabalhada e torna-se mais uma ferramenta no auxílio da regulação da flora intestinal, contribuindo nos estímulos intestinais. Exercício aeróbicos estimulam a contração natural da musculatura intestinal e os exercícios de força, como abdominais, também podem ajudar a estimular esta região, uma vez que a cavidade intestinal é formada por músculos.
A dor lombar é um outro sintoma de quem vive com miomas uterinos. Então, exercícios de alongamento e fortalecimento ajudam a gerenciar esta dor.
A incontinência urinária pode ser outro sintoma e aqui entra o trabalho dos exercícios de força novamente: exercícios para os músculos do assoalho pélvico são importantes.
#centrodemiomas#miomas#ginecologistaespecializadoemmiomas#cirurgiarobotica#cirurgiaminimamenteinvasiva#cirurgialaparoscópica#ginecologista#Endometriose#Adenomiose#Blogdaendometriose#endometriose#drrogeriofelizi#ginecologistaespecialistaemendometriose#ginecologista#cirurgia#robotica#ginecologia#mioma#Miomectomia#miomasubmucoso#miomaintramural#miomasuterinos#miomasubseroso#Laparoscopia#TratamentodoCancer#cancerdecolodeutero#cirurgiaminimamenteinvasiva#cirurgiarobotica#infertilidade#infertilidadefeminina#cirurgiarobotica#cirurgiaGinecologica