top of page
  • Foto do escritorproje24

Mioma atividades físicas e miomas

Quem vive com miomas uterinos pode e deve fazer exercícios. A ciência mostra a presença de miomas uterinos em até 80% das mulheres. Se consideramos esta estatística o normal é ter mioma. Por isto, sempre reforço a importância do profissional de Educação Física conhecer sobre a saúde da sua aluna/ cliente, pois é quase certo que ele tenha alguma aluna/ cliente que viva com mioma uterino.

Sobre os cuidados, o primeiro passo é compreender sobre todos os sintomas da doença e depois avaliar como o exercício pode contribuir no gerenciamento da dor. A constipação é um dos sintomas e o exercício é um promotor da saúde intestinal e da diversidade microbiana. Ao se exercitar a musculatura intestinal é trabalhada e torna-se mais uma ferramenta no auxílio da regulação da flora intestinal, contribuindo nos estímulos intestinais. Exercício aeróbicos estimulam a contração natural da musculatura intestinal e os exercícios de força, como abdominais, também podem ajudar a estimular esta região, uma vez que a cavidade intestinal é formada por músculos.

A dor lombar é um outro sintoma de quem vive com miomas uterinos. Então, exercícios de alongamento e fortalecimento ajudam a gerenciar esta dor.

A incontinência urinária pode ser outro sintoma e aqui entra o trabalho dos exercícios de força novamente: exercícios para os músculos do assoalho pélvico são importantes.



171 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page