top of page
  • Foto do escritorproje24

Mioma em cada fase da mulher


O mioma uterino é um tipo comum de tumor benigno que se desenvolve no músculo do útero. Os sintomas e manifestações do mioma uterino podem variar de acordo com a idade da mulher. Aqui estão algumas das principais maneiras como o mioma uterino pode se manifestar em diferentes fases da vida:


Adolescência e início da idade reprodutiva:


Miomas uterinos são relativamente raros em mulheres jovens, mas podem ocorrer.

Geralmente, os miomas não causam sintomas graves nessa faixa etária, a menos que sejam grandes ou localizados em áreas críticas do útero.

Os sintomas podem incluir períodos menstruais dolorosos (dismenorreia) e sangramento menstrual excessivo (menorragia).

Idade reprodutiva (20-40 anos):


Esta é a faixa etária em que os miomas uterinos são mais comuns.

Os sintomas podem incluir aumento do sangramento menstrual, períodos menstruais mais longos, dor pélvica ou dor durante o sexo (dispareunia), e pressão abdominal ou inchaço devido ao tamanho dos miomas.

Miomas uterinos também podem levar à dificuldade em conceber (infertilidade) ou complicações durante a gravidez, como aborto espontâneo ou parto prematuro.

Peri e pós-menopausa (50 anos em diante):


À medida que as mulheres entram na menopausa, os níveis de estrogênio diminuem, o que geralmente resulta em uma diminuição no tamanho e nos sintomas dos miomas uterinos.

No entanto, em algumas mulheres, os miomas ainda podem causar sintomas, como dor pélvica, sensação de pressão ou aumento na frequência urinária.

É importante monitorar os miomas nessa fase da vida, pois o risco de câncer uterino (sarcoma uterino) aumenta, embora seja raro.

É fundamental lembrar que nem todas as mulheres com miomas uterinos experimentarão sintomas significativos, e o tamanho, a localização e o número de miomas podem variar amplamente. O tratamento para miomas uterinos depende da gravidade dos sintomas, da idade da mulher, do desejo de ter filhos e de outros fatores médicos. Portanto, é essencial consultar um médico para avaliação e orientação adequada caso você suspeite de miomas uterinos ou experimente sintomas relacionados a eles. #ginecologistaespacializadoemmioma

0 visualização0 comentário

Yorumlar


bottom of page