top of page
  • Foto do escritorproje24

Miomas

Os miomas uterinos são tumores benignos que se formam no útero de mulheres em idade reprodutiva. Existem diferentes tipos de miomas, incluindo os submucosos, intramurais e subserosos. Os miomas submucosos são aqueles que crescem diretamente dentro da cavidade uterina, enquanto os intramurais se desenvolvem dentro do tecido muscular do útero e os subserosos se localizam na camada externa do útero.



Os miomas submucosos são geralmente mais próximos à cavidade uterina e podem causar sangramento menstrual anormal, dor pélvica e infertilidade. Eles também podem causar sintomas como aumento do fluxo menstrual e cólicas intensas. Já os miomas intramurais podem ser encontrados em qualquer local dentro do útero e geralmente causam crescimento uterino, aumento do fluxo menstrual e dor pélvica. Eles podem afetar a fertilidade, dependendo do seu tamanho e localização. Por fim, os miomas subserosos se desenvolvem na camada externa do útero e podem crescer para fora do útero. Geralmente não causam sintomas, a menos que sejam grandes o suficiente para pressionar outros órgãos vizinhos.


É importante ressaltar que a identificação e diferenciação dos miomas submucosos, intramurais e subserosos podem ser realizadas por meio de exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética. Além disso, é fundamental que o tratamento seja individualizado, levando em consideração a localização, tamanho, sintomas e desejo reprodutivo da paciente.


Referências bibliográficas:

1. American College of Obstetricians and Gynecologists. (2015). Uterine fibroids. Retrieved from https://www.acog.org/Patients/FAQs/Uterine-Fibroids

2. Mayo Clinic. (2019). Uterine fibroids. Retrieved from https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/uterine-fibroids/symptoms-causes/syc-20354288


Dr. Rogério Tadeu Felizi

Médico ginecologista especialista em tratamento de miomas uterinos

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page