top of page
  • Foto do escritorproje24

Miomas podem regredir espontaneamente?


Sim, em alguns casos, miomas uterinos podem regredir espontaneamente. Os miomas são tumores não cancerosos que se desenvolvem no útero. Eles são compostos de tecido muscular e podem variar em tamanho e número. Embora a maioria dos miomas não causem sintomas, em alguns casos eles podem causar sangramento menstrual intenso, dor pélvica, pressão na bexiga ou no intestino, entre outros sintomas.

Em alguns casos, especialmente durante a menopausa, os níveis hormonais podem mudar e isso pode levar à diminuição do tamanho dos miomas ou até mesmo à sua completa regressão. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os miomas regredirão espontaneamente e que a regressão não é garantida.

Se você suspeita que tem miomas uterinos ou está tendo sintomas relacionados, é importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico adequados. O médico poderá discutir as opções de tratamento disponíveis, que podem incluir desde o uso de medicamentos para controlar os sintomas até cirurgias para remover os miomas.


Os miomas uterinos são estrogênio-dependentes, o que significa que eles necessitam da presença do hormônio estrogênio no organismo para se desenvolverem. Quando a mulher passa pela menopausa, há uma queda hormonal que diminui a dosagem do estrogênio.


Dessa forma, os miomas deixam de ser estimulados e passam a diminuir em tamanho, podendo reduzir significativamente ou mesmo desaparecer.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page