top of page

Mitos e verdades

Foto do escritor: proje24proje24

Miomas uterinos são temas frequentes nas consultas ginecológicas e naturalmente despertam dúvidas nas pacientes, especialmente quanto a sua natureza, necessidade e/ou opções de tratamento.

.

❌”Mioma pode se transformar em um câncer?” Não! Miomas são condições benignas presentes em até 80% das mulheres, muitos deles assintomáticos.

❌”Será preciso cirurgia para tratar o mioma? Na maioria das vezes não, pois os casos assintomáticos ou com sintomas controlados com medicamentos precisam apenas de acompanhamento.

Entretanto, casos não responsivos ao tratamento clínico, o que representa a minoria, serão cirúrgicos.

.

✅”Mioma sofrem influência da menopausa?” Sim, a condição de redução hormonal do período pós menopausa habitualmente faz com que os miomas regridam em seu tamanho e sintomas.

.

❌”As medicações usuais para tratar os sintomas fazem o mioma secar ou diminuir?” Não. A maioria das medicações apenas controla os sintomas. Existem sim medicações cujo uso é excepcional, utilizadas geralmente para mulheres que estão próximo a menopausa ou que precisam reduzir o volume do útero para facilitar tratamento cirúrgico, que não são rotineiramente utilizadas devido a quantidade e intensidade dos efeitos colaterais.

.


❌”Mioma dói?

A maioria dos miomas não dói pois são de pequeno tamanho. Entretanto, os que acabam crescendo muito podem comprimir órgãos vizinhos e gerar sintomas de dor pélvica ou aumento do volume abdominal. O sintoma mais frequente é o sangramento uterino anormal.


 
 
 

Comments


  • Facebook - círculo cinza
  • Whatsapp
  • Instagram

DR. ROGERIO TADEU FELIZI | CRM: 109778

Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Laparoscópica. Professor da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC.

 

Email: contato@drrogeriofelizi.com.br

• Médico especialista em endometriose

• Médico especialista em miomas uterinos

bottom of page