top of page
  • Foto do escritorproje24

O que é endometriose?

A E

ndometriose é uma doença benigna, ou seja, que não é câncer, e muito comum.


Estima-se que 7 a 10 milhões de brasileiras e aproximadamente 176 milhões de mulheres em todo o mundo tenham endometriose, ou seja, está presente em 10% a 15% das mulheres.


Pode causar diminuição da qualidade de vida, qualidade do sono, qualidade da vida sexual, faltas no trabalho e em atividades estudantis, atrapalhar relacionamentos interpessoais, na família e no trabalho.


A Endometriose é definida como a presença de tecido semelhante ao endométrio, encontrado fora do útero, que provoca inflamação crônica. Este tecido é um grupo de células que forma nódulos que podem ser pequenos, menores que 1 milímetro, ou maiores que 0,5 centímetro, quando a doença classifica-se como Endometriose Profunda Infiltrativa.


A doença profunda pode penetrar vários tecidos e se estender por áreas extensas desde a superfície uterina externa, ligamentos (estruturas fibrosas que auxiliam na sustentação dos órgãos), ovários, trompas, recobrindo e infiltrando-se até mesmo nos intestinos.


Mulheres com endometriose podem não sentir qualquer sintoma ou podem apresentar sintomas como cólicas menstruais, dor nas relações sexuais, infertilidade, dor pélvica (região inferior do abdome) crônica e sintomas urinários ou intestinais. Os sintomas podem ou não estar relacionados com a extensão (tamanho) da doença, mas não é comum pacientes sem sintomas apresentarem grande acometimento.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page