top of page
  • Foto do escritorproje24

O que a endometriose pode causar?



De um modo geral, os principais sinais e sintomas da endometriose são dor em forma de cólica cuja localização dependerá do órgão acometido, dispareunia (dor durante a relação sexual), presença de massa na região pélvica, cólica menstrual intensa, sangramento menstrual excessivo, dor para urinar e/ou evacuar, sangramentos intestinais e/ou urinários durante o período menstrual e dificuldade para engravidar, sendo que a infertilidade está presente em 40% das mulheres com endometriose.


Os sinais e sintomas relacionados à endometriose podem surgir isoladamente ou em conjunto, assim como podem variar de mulher para mulher. Na grande maioria dos casos (34,4%), os principais sintomas que ocorrem em conjunto são dor em forma de cólica, dispareunia e cólica menstrual intensa. Já o principal sintoma que ocorre isoladamente é a cólica menstrual intensa, presente em 12% dos casos.


Sendo assim, na presença de qualquer sinal ou sintoma descrito acima, busque por avaliação médica o mais breve possível. O diagnóstico e o tratamento adequados são fundamentais para melhorar a qualidade de vida.


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page