top of page
  • Foto do escritorproje24

O que acontece se eu não tratar a endometriose?

A endometriose é uma doença que pode afetar as mulheres desde muito jovens, mas que infelizmente costuma demorar até que o problema seja diagnosticado.

O problema ocorre quando o endométrio – tecido que reveste o útero e se solta durante a menstruação – acaba se espalhando para outros locais, como ovários, bexiga e intestino.

Dentre seus diversos sintomas, os mais comuns são cólicas menstruais intensas, dores ao urinar ou durante as relações sexuais e dor no baixo ventre.

E por mais que as cólicas e incômodos durante o período menstrual possam ser frequentes para muitas mulheres, os sintomas provocados pela endometriose chegam a ser incapacitantes, deixando as mulheres até acamadas. Felizmente, com o diagnóstico correto e o tratamento adequado, é possível evitar todo esse desconforto.

No caso de não ocorrer um tratamento adequado da endometriose, o impacto na saúde da mulher pode ser grande.

A lista de possíveis sintomas decorrentes da endometriose é extensa, podendo comprometer de forma importante a qualidade de vida da mulher.

Confira os principais:

Cólicas fortes, que não respondem ao uso de analgésicos comuns.

Dores durante as relações sexuais.

Dificuldade ou impossibilidade de engravidar.

Alterações intestinais durante o período de menstruação: diarréia, constipação, dor ao ir ao banheiro e até mesmo presença de sangue nas fezes, devido ao comprometimento do intestino.

Alterações urinárias: dor ao urinar durante a menstruação, o que pode levar à suspeita de infecção urinária.

Exaustão e fadiga.

E esses são apenas alguns dos possíveis sintomas que podem ser provocados pela endometriose, caso não seja tratada de forma adequada.



0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page