top of page
  • Foto do escritorproje24

Obstrução intestinal causada pela endometriose


A obstrução intestinal por endometriose é uma condição rara, mas potencialmente grave, em que o tecido endometrial, normalmente encontrado dentro do útero, cresce em outras partes do corpo, incluindo o intestino. Essa condição pode levar a sintomas intensos e requer atenção médica imediata.

Os sintomas podem variar dependendo da localização e extensão do crescimento do tecido endometrial. No entanto, alguns sintomas comuns incluem dor abdominal intensa, distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação. Em casos mais avançados, pode ocorrer a completa obstrução do intestino, resultando em incapacidade de passagem de fezes ou gases.

Ao suspeitar de obstrução intestinal por endometriose, é fundamental procurar um ginecologista imediatamente. O diagnóstico geralmente envolve uma combinação de histórico clínico detalhado, exame físico e exames complementares, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O tratamento pode variar dependendo da gravidade dos sintomas, idade da paciente, desejo de preservação da fertilidade e extensão do comprometimento intestinal. Inicialmente, o tratamento pode envolver medidas conservadoras, como medicações analgésicas para o alívio da dor e medicamentos hormonais para controlar o crescimento do tecido endometrial.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page