top of page
  • Foto do escritorproje24

Principais tipos de histerectomia


Esta cirurgia é bastante frequente em mulheres em idade reprodutiva, atrás apenas da cesárea, e pode ser realizada de diferentes formas.


Histerectomia abdominal - Nesse método, o útero é removido através de uma incisão abdominal baixa, similar à da cesárea. É uma das formas mais tradicionais. Tem um pós-operatório que requer alguns cuidados e acarreta em uma recuperação um pouco mais lenta.

Histerectomia laparoscópica - Nessa cirurgia, o cirurgião insere longas pinças, através de pequenas incisões no abdômen. O processo é todo acompanho por vídeo. O útero é removido pela vagina ou pelas próprias incisões abdominais, após sua fragmentação. Este método, por ser menos invasivo que o anterior, proporciona uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida.


Histerectomia vaginal - Esse método faz a remoção do útero através da vagina, sem cortes abdominais. É o menos invasivo em relação a todos os anteriores. Desse modo, quando não há ressalvas, tende a ser o mais indicado às pacientes.

De qualquer forma, a indicação do procedimento só poderá ser confirmada pelo médico ginecologista, especialista no assunto, após avaliação da paciente.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page