top of page
  • Foto do escritorproje24

Quais são as principais complicações da endometriose?

A endometriose, doença que historicamente foi de difícil diagnóstico, hoje tem ganhado destaque na mídia e entre as mulheres que, com um pouco mais de facilidade, tem adquirido mais conhecimento sobre a doença, devido ao grande fluxo de informações que vem sendo disseminadas sobre ela.


Já se sabe que a endometriose pode trazer diversos problemas para a saúde das mulheres portadoras, e que, sobretudo, cada corpo reage de forma diferente aos efeitos da doença. Algumas mulheres logo apresentam sintomas referentes a doença, outras passam muito tempo até que sintam alguma coisa e outras são assintomáticas, sendo diagnosticadas em consultas de rotina.

Acontece que a endometriose está intimamente ligada a boa parte dos casos de infertilidade feminina, já que pode causar o entupimento das tubas uterinas, a modificação da anatomia natural da região pélvica, bem como o funcionamento precário dos ovários. Isso tudo, é claro, vai depender de onde a doença se instalou e qual é o nível de gravidade em que ela se encontra.

Outra complicação da endometriose são as dores. As mulheres podem sofrer com dor pélvica crônica, o que atrapalha e muito sua rotina de trabalho e vida social. A dor na relação sexual também é uma vilã que atrapalha os relacionamentos e a saúde da mulher como um todo.

Ou seja, a endometriose pode gerar diversos transtornos para a portadora se não tratada adequadamente. Por isso, se você apresenta sintomas relacionados à doença, procure imediatamente um especialista no assunto.

0 visualização0 comentário

Kommentarer


bottom of page