top of page
  • Foto do escritorproje24

Tipos de ENDOMETRIOSE


O tipo de endometriose depende do órgão afetado e do quanto as células do endométrio penetraram na parede deste órgão.








ENDOMETRIOSE PROFUNDA


Ocorre quando as células endometriais penetram mais de 5 mm da espessura da parede do órgão ou tecido. É o tipo mais severo de endometriose, com mais sintomas e de maior dificuldade terapêutica.




ENDOMETRIOSE SUPERFICIAL


Ocorre quando os implantes endometriais se desenvolvem no peritônio, que é a camada que recobre os intestinos. Pode ser bastante dolorosa e apresentar lesões ativas, que sangram durante o período menstrual ou lesões cicatriciais.




ENDOMETRIOSE INTESTINAL


Ocorre quando os implantes infiltram a parede dos intestinos. Geralmente essa infiltração não ultrapassa 3 mm de parede intestinal. Pode interferir no hábito intestinal e causar dor de intensidade moderada ou forte.




ENDOMETRIOSE NO OVÁRIO


A endometriose pode acometer os ovários superficialmente ou ocasionar os cistos de endometriose ovariana, conhecidos como endometriomas ou cistos chocolate. É a forma menos dolorosa da endometriose.




ENDOMETRIOSE DE PAREDE


A endometriose de parede é rara. Consiste na presença de endométrio infiltrado na parede abdominal. É doloroso e pode ser sentido através da palpação do abdome. Muitas vezes apresenta mudança de coloração na pele (escurecimento).




ENDOMETRIOSE PULMONAR


A apresentação da endometriose fora da pelve feminina é extremamente rara, mas pode acontecer. Como as células endometriais sofrem a influência direta dos hormônios do ciclo menstrual, podem ocasionar sangramento de vias aéreas durante a menstruação, que pode ser perceptível através de tosse com secreção serosanguinolenta.


3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page