top of page
  • Foto do escritorproje24

Tipos de miomas


Os miomas podem ser classificados em subseroso, intramural ou submucoso de acordo com o local em que desenvolvem-se no útero, ou seja, se surge na parede mais externa do útero, entre paredes ou na parte mais externa do útero. A maioria dos casos de mioma não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto estes podem surgir quando o mioma aumenta de tamanho e faz pressão nos órgãos próximos.



Mioma subseroso - é um tipo de mioma que se desenvolve na parte mais externa do útero, chamada de serosa, e é nutrido por um vaso sanguíneo, podendo ser também chamado de pediculado. Esse tipo de mioma normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto quando cresce muito, pode causar compressão nos órgãos próximos e levar ao aparecimento de alguns sintomas.


Mioma intramural - é um tipo de mioma que se desenvolve entre as paredes do útero e que na maioria dos casos está relacionado com alteração nos níveis de hormônios femininos.


Mioma submucoso - desenvolve-se na parede mais interna do útero, podendo afetar o endométrio e interferir na fertilidade da mulher, uma vez que o endométrio, que é o tecido que reveste internamente o útero, é o local de implantação do embrião.


Miomas Pediculados - esse tipo de mioma é uma espécie de evolução de nódulos subserosos que cresceram e se destacaram parcialmente do útero, ficando ligados por um fino cordão, chamado pedículo. Podem se desenvolver tanto para fora quanto para dentro da cavidade uterina.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page