top of page
  • Foto do escritorproje24

Tipos de miomas


Os miomas uterinos são tumores benignos que se desenvolvem no útero das mulheres. Existem diferentes tipos de miomas, cada um com suas características distintas. Os principais tipos incluem: mioma submucoso, que cresce dentro da cavidade uterina e pode causar sangramento intenso; mioma intramural, que se desenvolve nas paredes do útero e pode levar ao aumento do tamanho do útero; e mioma subseroso, que cresce na parte externa do útero e pode causar desconforto abdominal.


Outros tipos menos comuns de miomas incluem o mioma pediculado, que possui uma haste que o conecta ao útero; o mioma calcificado, caracterizado pela presença de depósitos de cálcio; e o mioma necrótico, que ocorre quando um mioma perde seu suprimento sanguíneo e se torna necrótico.


É importante ressaltar que nem todos os miomas causam sintomas e muitas mulheres podem ter miomas sem sequer saber. Os sintomas mais comuns incluem sangramento menstrual excessivo, dor pélvica, aumento do volume abdominal e problemas urinários.


O diagnóstico dos miomas uterinos é feito por meio de exames como ultrassonografia, ressonância magnética ou histeroscopia. O tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas e a idade da paciente. Pode incluir desde o uso de medicamentos para controlar os sintomas até a cirurgia para remover os miomas.


Em resumo, os miomas uterinos são tumores benignos que podem se desenvolver no útero das mulheres. Existem diferentes tipos de miomas, cada um com suas características específicas, e o tratamento depende da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais de cada paciente.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page