O diagnóstico dos miomas é feito através do exame ginecológico de rotina e a ultrassonografia transvaginal, onde podemos evidenciar perfeitamente a localização e o tamanho deles.
Nem sempre é necessário fazer cirurgia. A avaliação de seu ginecologista é essencial para definir qual o melhor tratamento.
Em geral, opera-se os casos que estão com muitos sintomas, como por exemplo, hemorragias mensais, que levam até a anemia, dores tipo cólicas, que não se controla com antiespasmódicos, ou aqueles úteros muito volumosos.
Já o tratamento clínico com medicamentos que diminuem o desenvolvimento do mioma é possível para aqueles miomas pequenos ou quando se quer preservar a paciente de cirurgias. Isto porque o medicamento não elimina o mioma, mas atrofia o seu desenvolvimento.
Tipos de cirurgia para retirar mioma uterino
Existem basicamente dois tipos de cirurgias indicadas para a retirada do mioma uterino: a miomectomia e a histerectomia.
A miomectomia consiste na retirada somente do mioma, quando se pensa em preservar o futuro reprodutivo da paciente (aquelas que estão fazendo tratamento para engravidar ou ainda não engravidaram até os 40 anos).
Outra opção é a miomectomia por video-histeroscopia, onde se pode retirar os miomas sub-mucosos sem corte no abdômen, utilizando a filmagem da cavidade uterina e equipamento cirúrgico que “raspa e coagula” o mioma pela parte interna do útero .
Já nos casos em que os miomas são muito volumosos e não se visa o futuro reprodutivo da paciente, a histerectomia (retirada do útero) é a cirurgia indicada para resolver este problema.
O importante é que você faç
#centrodemiomas#miomas#ginecologistaespecializadoemmiomas#cirurgiarobotica#cirurgiaminimamenteinvasiva#cirurgialaparoscópica#ginecologista#Endometriose#Adenomiose#Blogdaendometriose#endometriose#drrogeriofelizi#ginecologistaespecialistaemendometriose#ginecologista#cirurgia#robotica#ginecologia#mioma#Miomectomia#miomasubmucoso#miomaintramural#miomasuterinos#miomasubseroso#Laparoscopia#TratamentodoCancer#cancerdecolodeutero#cirurgiaminimamenteinvasiva#cirurgiarobotica#infertilidade#infertilidadefeminina#cirurgiarobotica#cirurgiaGinecologica
Comments