top of page
  • Foto do escritorproje24

Tratamento da endometriose


Inicialmente é indicado o tratamento clínico, com o intuito de controlar os sintomas e melhorar o quadro clínico. Como opções de tratamento, podemos lançar mão de algumas medicações como anticoncepcionais: contendo apenas progestagênios, podendo ser oral, intramuscular e até mesmo o DIU hormonal ou implante hormonal, pílulas combinadas de estrogênio e progesterona. Alguns tratamentos adjuvantes podem ser oferecidos as pacientes também como fisioterapia do assoalho pélvico, acupuntura e uso de analgésicos.


No caso de falha do tratamento clínico, não reduzindo os sintomas, é recomendada a cirurgia. A intervenção é indicada para remoção completa de todos os focos de endometriose, com intuito de restaurar a anatomia e preservar a função reprodutiva.


É importante ressaltar que a doença não tem cura, nem é possível preveni-la. Porém, é imprescindível que haja um acompanhamento ginecológico. É importante individualizar as pacientes e avaliar a melhor forma de tratamento, com intuito de alívio completo dos sintomas e preservar a fertilidade. Essas pacientes devem ser bem avaliadas e acompanhadas ambulatorialmente.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page