top of page
  • Foto do escritorproje24

MIOMA UTERINO X LAPAROSCOPIA

Atualizado: 8 de fev. de 2022

A técnica laparoscópica consiste na realização do procedimento cirúrgico através de pequenas incisões


Tradicionalmente a via cirúrgica mais utilizada para abordagem dos miomas uterinos durante muitos anos foi a laparotomia, porem, a partir da década de 80 com o surgimento da videolaparoscopia, os cirurgiões passaram a utilizar esta via para abordagem dos miomas uterinos.


Por tratar se de uma técnica inovadora para época a videolaparoscopia enfrentou inúmeras criticas e objeções, porem, ao longo dos anos mostrou se superior a laparotomia principalmente por apresentar menores índices de infecção, utilização de menores doses de analgésicos, internações mais curtas, incisões mais estéticas, além de, melhor recuperação pós operatória.


Atualmente a videolaparoscopia é utilizada em muitos hospitais para abordagem cirurgica dos miomas uterinos, para realização desta técnica alguns fatores são muito importantes, entre eles:

· Equipe médica treinada e habilitada para realização de videolaparoscopia

· Estrutura física e equipamentos hospitalares adequados para realização da abordagem laparoscópica

· Condições clinicas favoráveis para utilização da técnica laparoscópica


A técnica laparoscópica consiste na realização do procedimento cirúrgico através de pequenas incisões realizadas na parede abdominal por onde são introduzidos os materiais utilizados durante o procedimento. Para realização do procedimento é necessário a distensão da cavidade abdominal com gás carbônico ( CO2 ). As imagens do interior da cavidade abdominal são captadas e transmitidas até uma tela por um equipamento de vídeo, através da qual o médico cirurgião acompanha cada procedimento executado.

O aprimoramento dos equipamentos e materiais ao longo dos anos permitiu ao cirurgião imagens mais claras e definidas e a realização de procedimentos mais seguros .


É muito importante deixar muito claro que a utilização da técnica laparoscópica para abordagem dos miomas uterinos deve ser individualizada para cada paciente e depende da habilidade da equipe cirúrgica e disponibilidade de equipamentos e materiais necessários para realização do procedimento. Em algumas situações especiais como miomas gigantes, múltiplas miomas ou condições clinicas inadequadas a utilização da técnica tradicional (laparotomica) pode ser necessária.



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page